O meu nome é Dulce Rua, tenho 25 anos e sou técnica de radiologia especializada em Ressonância Magnética. Vivo em Nottingham e trabalho no sector de saúde privado inglês, há cerca de um ano e meio.

Há dois anos, vivia no Porto e tinha emprego, no entanto sabia que dali a uns meses iria ficar desempregada. Senti vontade de sair do país, de evoluir pessoal e profissionalmente. Conheci o Marcos Ferreira da Vitae Professionals® numa sessão de esclarecimento personalizada, na cidade das Profissões.  Nesta sessão, o Marcos analisou o meu Curriculum Vitae, esclareceu  dúvidas e informou-me sobre a documentação necessária para me inscrever no Health and Care Professions Council (HCPC), o órgão que regulariza a minha e outras profissões de saúde, aqui no Reino Unido, como em Portugal existe a Administração Central do Sistema de Saúde.

Dois meses depois, tinha uma entrevista marcada, no Porto, organizada pela Vitae Professionals, para trabalhar numa empresa de imagem e diagnóstico, onde ainda me encontro a trabalhar. O balanço deste tempo cá é positivo: há respeito pelo funcionário, pelas leis do trabalho, há benefícios, salários ajustados à hierarquia (sim, há uma carreira com diferentes escalões!) e investimento  contínuo no desenvolvimento  dos conhecimentos técnicos do profissional de saúde.

Para quem está a pensar vir para o Reino Unido quero sublinhar o facto de ser um sonho concretizável, mesmo após o acontecimento político “brexit”, pois continuam a surgir variadas ofertas de trabalho, sem descriminação de nacionalidade.

É importante analisar para que região geográfica o candidato quer ir viver/trabalhar, sobretudo fatores como o clima, o custo de vida, acesso a transportes ou aeroportos na zona.

Na área da saúde, aconselho os meus colegas a procurarem ajuda profissional, no sentido da preparação dos documentos para o processo de inscrição no HCPC (traduções certificadas, formulário oficial do órgão referido preenchido em inglês). Se não estão a trabalhar há algum tempo, aventurem-se num estágio voluntário, pois essa experiência recente e a demonstração de querer continuar inserido no mundo profissional são valorizadas pelo empregador  e pelo órgão HCPC. Irei continuar no Reino Unido durante mais alguns anos, sem planos para regressar a Portugal, por enquanto. 

Um grande agradecimento à Vitae Professionals® e, em especial, ao profissional Marcos Ferreira, pois ajudaram-me a mudar a minha vida!

Para mais informações Contacte-nos!

Contactar!